top of page
  • Foto do escritorGrupomachupicchu.com.br

Salkantay Trilha - O melhor trek das Américas Dicas de viagem Grupo Machu Picchu o que levar Brasil.


Leia as nossas dicas antes de fazer a Trilha Salkantay e veja o que levar na bagagem Trilha Salkantay - Humantay um dos trekkings mais desejados e disputados do mundo e conta com uma recompensa fantástica a cidade de Machu Picchu uma das 7 maravilhas do mundo: A pérola da América latina.


E quando os turistas e viajantes do Brasil todo pensam em conhecer Cusco e fazer a Trilha Salkantay - Humantay para chegar a Machu Picchu a primeira coisa que vem em mente é : O que levar na mochila ou na bagagem? Vou tiras as suas dúvidas agora mesmo!


Pra você que vai fazer esse tour a Salkantay ai vai algumas dicas que salvará você na trilha.


Deixe sua bagagem principal no hotel ou na agencia.

O ideal será levar 2 mochilas: A mochila pequena com você!

Uma mochila com seus pertences tipo, 1 blusa, maquina fotográfica, celular, capa de chuva, bloqueador solar, repelente, óculos escuros, segunda pele, toca, luva, cachecol, e as roupas impermeáveis e não se esqueça das meias térmicas.

Bateria a mais para o celular ou câmera (Claro para tirar fotos por que você não terá sinal, pelo menos não no segundo dia), Mas não se preocupe o Guia Salkantay tem rádios comunicadores. Ou seja tudo que você necessitará naquele dia. Os guias do tour informam sobre o que deixar ou levar em cada dia especifico.Todos os dias você terá acesso a sua mochila que está nos cavalos.


Itens a mais para comer ou levar no trajeto : Lembre-se de comprar uma bota boa e confortável ou um tênis de trilha que seja bem confortável para o tour.

Mas o que é um bom tênis e uma boa bota? Um tênis ou bota de trek, que tenha um solado firme e macio e que seja confortável e não fique apertando. Tem algumas marcas de botas e tênis pra trekking no mercado que não são tão famosas mas são bem confortáveis e dão conta do recado. Ma se você é um apaixonado por marca então, Salomon, Timberland, North face entre outras é a melhor opção.

O seu conforto dependerá também do tipo de equipamento que você está levando em seu corpo.

Leve também algumas bolachas, água, Gatorade, chocolate, frutas secas ( No mercado San Pedro em Cusco tem barracas só de frutos secos e custa 6 soles 100gms ) barrinhas de cereais, folha de coca, bala de coca e uns dois saquinhos de sais minerais para reidratação oral ( Dilui em Água). E passaporte e dinheiro.


Na segunda Mochila seria para levar suas trocas de roupa para 5 dias entre outros itens para os cavalos e mulas carregarem : Como toalha chinelo, saco de dormir, manta, segunda bota ou tenis etc... Em todas as paradas você terá acesso a sua mochila despachada com os arrieiros. Mas você não terá acesso a ela durante a caminhada Salkantay. Por que os cozinheiros e os arrieiros e os porteadores vão na frente do grupo para montar as barracas e as cozinhas.

Então selecione muito bem o que levar na mão. ( O guia avisa)


A equipe da trilha Salkantay possui kit de primeiros socorros, mas se você quiser levar seu próprio kit caso apareça uma bolha no pé ( Perfeito e recomendável ) com você na mochila, legal, bom também se você levar os comprimidos para purificação da água, caso você se sinta tentado a beber águas das fontes e mananciais. Mas a equipe Salkantay também tem água para fornecer e agora as comunidades e povoados tem aguá mineral em garrafinhas para vender durante o trajeto aos turistas e mochileiros que fazem a trilha Salkantay.

Até o momento não foi registrado nenhum caso de doenças provenientes das águas de fontes e mananciais da rota Salkantay Trek. Mas todo cuidado é pouco quando viajamos, principalmente quando se trata da nossa saúde.


Muitos me perguntam : Qual a melhor época do ano para fazer a Trilha Salkantay

De Abril a Novembro ( Época seca). Logo em Dezembro começava a época das chuvas em Cusco. Mas por causa do aquecimento global nos últimos 10 anos o clima foi mudando e agora já quase não chove em Dezembro como chovia antes, as chuvas são esporádicas em um limite de tempo de 30 minutos.

E se você é do tipo de turista ou mochileiro que gosta de neve a melhor época pra curtir laguna Humantay e Salkantay com neve é em junho, julho.


Qual a altitude máxima na Trilha Salkantay e Humantay?

A altitude máxima em Salkantay onde passará o tour é de 4700 m.s.n.m.

E na Laguna Humantay 4200 m.s.n.m.

A Laguna Humantay ou Lago Humantay é um bom parâmetro de acomodação a altitude, tanto para o trek Salkantay como para a Montanha Colorida, Humantay é uma preparatória para esses passeios.



Preciso de quantos dias para fazer a Trilha Salkantay:

7 dias se você vem direto do Brasil para fazer a trilha Salkantay. Explico!

O primeiro dia seria para aclimatação para dar tempo de acostumar-se com a altitude 3400 metros em Cusco. E a altitude no Salkantay chega a 4700 metros. Logo no segundo dia você já está preparado para enfrentar a trilha. A trilha Salkantay Clássica são 5 dias e 4 noites e o ultimo dia seria para descansar antes de voltar ao Brasil ou seguir viagem pela América do Sul. Ou curtir Maras Moray e Salineiras em quadriciclo que foi o que eu fiz, kkk.


Tem alguma restrição para fazer a Trilha Salkantay?

Não. É sempre bom praticar um pouquinho de esporte, e principalmente caminhadas, ( No caso dos sedentários) antes de contratar o tour a Trilha Salkantay. Mas não precisa ser nenhum atleta para fazer o tour. Mas se você tiver alguma doença crônico você deve consultar o seu médico antes de fazer o trek para não ter surpresas.


Em Salkantay quais os sintomas do mal da altitude que eu posso sentir?

Cansaço, dores de cabeça. Em casos mais graves: Falta de ar, vomito, desmaio.

Mal da altitude também conhecido como Soroche ele reage em cada organismo de forma diferente. Mas o tempo de adaptação em Cusco á 3400 m.s.n.m. e a visita a Lagoa Humantay 4200 m.s.n.m. E são suficientes para aclimatação total, o organismo já estará adaptado para chegar a 5000 m.s.n.m.


O clima na Trilha Salkantay: O clima pode variar de acordo com a região os pontos mais frios são o primeiro e o segundo dia podendo chegar a temperaturas abaixo de zero 0 graus.

Os outros dias serão mais quentes, já entrando em zona de selva, mas pode ocorrer chuvas rápidas e mudanças repentinas de tempo.

Agende a sua Viagem 2021

Whatsapp +51966650201



A fauna a flora local: Nos 5 dias


















8 visualizações0 comentário
bottom of page