top of page
  • Foto do escritorGrupomachupicchu.com.br

12 Lugares que você não pode deixar de conhecer na cidade de Cusco

Atualizado: 29 de ago. de 2018

O que você não pode deixar de conhecer na cidade Cusco. Vou listar a baixo os pontos principais que podem ser feitos caminhando pela cidade um dia completo de imersão a cultura andina. E claro os tour principais em Cusco.


Plaza de Armas de Cusco - Grupomachupicchu.com.br



Lista dos pontos principais a ser visitados em Cusco:

1 - Plaza de Armas de Cusco ou Cuzco - Peru

Na Plaza de Armas você tem a Catedral principal onde está no altar o Cristo Negro, vestido com as roupas tipicas Cusquenhas. A Catedral de Cusco em seu interior conta com varias obras de arte da época da invasão espanhola e com diversas obras de arte cusquenha da antiga escola de Belas Artes o seu altar é em Ouro e Prata.


A Plaza de Armas de Cusco tem também O Templo Triunfo ao lado, A companhia de Jesus que fica aberta a visitação e você pode aproveitar e subir até o segundo andar do Tempo para tiras fotos fantásticas da Plaza de Armas, O museu de História Natural de Cusco tem um horário flexível, pode estar aberto como não. Todas as atrações na cidade cobram ingressos. Então prepare uma reserva para as entradas ( As entradas custam em média de R$ 15 a 30 reias ).

Você também pode sentar-se na Praça de Armas e aproveitar o sol revigorante, lembrando que deve levar seu bloqueador solar, esse é o sol de Cusco a 3400 metros.


A Plaza de Armas a noite: Os principais Pubs da cidade, entre eles estão o Paddy´s, Norton, e os pubs ingleses, inlandeses, para quem gosta de diversão a Plaza de Armas de Cusco ainda conta com varias discotecas, cafés e restaurantes. ( Macdonald´s, KFC, Bembos, Limo restaurante, Ceviche restaurante, Discoteca Mama Africa, entre outros..)


2 - Plaza Regozijo e o Templo La Merced.

Na Plaza Regozijo em Cusco encontra-se restaurantes, entre eles está O Chicha, famoso por sua deliciosa e impecável culinária Peruana. O proprietário do Chicha é o renomado Chefe Gaston Acurio, um retaurante que indico e que vale muito a pena conhecer os preços variam apartir de 60 soles o prato.

Entre outras atrações a Praça Regozijo conta com o Museu regional ao lado, a Prefeitura de frente.

O templo La Merced abre ás 18:30 é uma igreja fantástica, alí você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. Em uma das salas da clausura nas paredes está um trabalho de ourives mais fantásticos de Cusco, cobertas 300g de ouro e prata, 1538 gemas de diamantes, 628 pérolas entre elas a segunda maior do mundo. 312 ametistas e mais centenas de topázios e rubis decorando o interior do Templo. Cusco e seus templos fabulosos, este templo é considerado o segundo mais belo da América Latina e pode ser visitado todos os dias.



3 - Praça San Francisco

Seguindo o trajeto pela cidade de Cusco, podemos subir a Calle Marques, onde está localizado a Universidade de Belas Artes de Cusco, e a esquerda da Plaza San Francisco está o Teatro Municipal de Cusco na rua ( Calle Mason de la Estrella)

Plaza San Francisco, o Templo San Francisco, o museu das catacumbas o colégio de ciências e o Arco Santa Clara ( Arco do triunfo pós conquista espanhola ).Em seguida o Templo Santa Clara e o Templo San Pedro. Cusco conta com mais de 12 Templos e Igrejas em menos de 1 km. A cidade de Cusco é muito rica em cultura e diversidade. É muito comum você caminhar na cidade e ver festividades relacionadas aos santos católicos e aos santos incas ( Como a festividade do Senhor dos Temblores )


Cusco é a cidade mais segura e mais bem policiada da America do sul e tem milhares de câmeras vistoriando todos os pontos turísticos.


4 - O mercado San Pedro em Cusco.

O mercado San Pedro é como se fosse o mercado municipal da cidade de Cusco e tem desde farináceos, artesanatos etc...

Quando você for visitar o Mercado San Pedro não esqueça de tomar o melhor suco do mundo ( Jugo médio especial) assim se chama, vale a pena. O mercado San Pedro vende frutas secas, queijos, pães artesanais cusquenhos e muito mais. Um bom lugar para conhecer a cultura local andina de perto.


5 - Calle Loreto

Não deixe de conhecer a Calle Loreto ( Rua Loreto ) onde você poderá apreciar os muros do palácio antigo inca e as estruturas compositivas do mesmo, lembrando que Cusco é a Antiga cidade do Império Inca. Na própria Calle Loreto você também pode encontrar um antigo centro arqueológico que após as pesquisas a prefeitura mandou fechar e a comunidade dos artesões tomam conta do local desde então. Ali você pode tirar fotos com as lhamas e as alpacas, tem uma alpaca em particular que se chama Chaska que ela dá beijinho nos turistas. É muito legal e vale a pena conhecer. Fica a 10 metros da Plaza de Armas. Na Calle Loreto também está o Starbucks.


6 - Museu Pucamarca

Este é um museu gratuito em Cusco e Fica na Calle Maruri e se chama Museu Pucamarca, é um museu local que conta um pouco da história inca, ele está localizado no antigo Palácio do Inca Tupac Yupanqui. Hoje é espaço é administrado pelo Banco Scotibank.


7 - Sitío Arqueológico de Maruri.

Do outro lado da Rua na Calle Maruri, encontra-se um centro arqueológico ainda em pesquisa mas que pode ser visitado, ali você pode ver alguns potes da época inca, um estudo das águas da época inca para a cidade de Cusco. Também uma múmia inca encontrada no local que foi enterrada com seus pertences.


8 - Museu de Arte Arzobispal e a Pedra dos 12 Ângulos:

Logo após você pode retornar a Plaza de Armas de Cusco e subir a Calle Triunfo onde você vai se deparar com a Calle Hatun Rumiyoc com o Palácio de arte Arzobispal, vale visitar o museu. 5 Metrós depois você encontrará a Pedra dos 12 Ângulos, esta pedra tem um significado especial, é a pedra mãe que sustenta o Palácio, um bloco de pedra talhado pelos incas com mais de 3 metros de comprimento e simboliza as 12 principais família incas de Cusco. Hoje essa pedra é catalogada como sendo Patrimônio Cultural da nação Peruana. Vigiada por um agente do Ministério da Cultura de Cusco.

Dica: Não pode tocar na Pedra dos 12 ângulos.


9 - Museu do Chocolate em Cusco:

Esse é um lugar especial para os chocólatras de plantão. O museu do chocolate tem vários tipos de chocolate, entre eles o chocolate de coca, a maioria com 70% de cacau, entre outros produtos, licores, Piscos ( Cachaça de uva do Peru ) cervejas peruanas artesanais, cremes, chás etc... Eles ministram também cursos gratuitos para os interessados em como fazer o chocolate a partir do cacau, bem interessante. Vale a pena conhecer. O Museu do chocolate em Cusco, fica na Callle Inca Roca.


10 - Dica de Mercado artesanal em Cusco:

Para comprar lembrancinhas e roupas de frio, chale, cachecol etc... Contornando o Palácio de Arte Arzobispal a direita depois da Pedra dos 12 Ângulos, pra baixo do museu chocolate ( Estou quase fazendo o Mapa de Cusco completo ) Com desconto de até 50% pros passageiros do Grupomachupicchu.com.br. Fica na Calle Inca Roca. Metade dos preços do Mercado de Pisac. Vale a Pena conferir.


11 - Centro Qosqo de Arte Nativa. Grátis para quem tem o boleto turístico.

Você pode usar seu Boleto Turístico para conhecer o Centro Qosqo de Arte nativa em Cusco e assistir as apresentações de danças típicas cusquenhas, e conhecer alguns museus que estão incluídos no boleto, como o Museu Regional. Lembrando que o Boleto turístico são as entradas para todos os passeios arqueológicos na região de Cusco. O boleto parcial tem validade de 2 dias seguidos e tem um custo de 70 soles por pessoa e dá entrada aos Sítios Arqueológicos de Maras Moray e ao Vale Sagrado dos incas.

Já o Boleto turístico Integral, tem validade de 10 dias seguidos e tem um custo de 130 por pessoa e dá entrada a todos os Sítios Arqueológicos de Cusco. podendo ser comprado diretamente na subprefeitura em Cusco, na Av: El Sol.


12 - San Blas o bairro dos artistas em Cusco.


A tradição da arte cusquenha é muito forte em toda América do sul é reconhecida mundialmente como um tesouro da arte no mundo. San Blas em Cusco é repleto de artistas e artesões que fazem jus a história da arte cusquenha. Principalmente a tradicional familia Mendivil ( Museu Mendivil ) com suas esculturas de pescoços largos, simbolizando o pescoço da lhama.

San Blas é um lugar de muitos bares e restaurantes e onde você pode ver Cusco de cima pra baixo e tirar incríveis fotos panorâmicas da cidade. Outro Ponto também para essas fotos incríveis é o Mirador do Cristo Blanco, cópia fiel do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Alí por ser mais alto se pode tirar fotos fantásticas da cidade de Cusco como um todo. Fica a dica de Cusco e os miradores. Vale a pena conhecer.


Os principais Tours em Cusco Peru:


Machu Picchu

City Tour arqueológico

Valle Sagrado dos incas

Maras Moray e Salineiras

Vale Sur

Montanha Colorida

Laguna Humantay

Trilha Salkantay

Caminho Inca

City Tour Walking





E conheça também o Planetário em Cusco é fantástico!








74 visualizações0 comentário
bottom of page